Quando e onde

CIF

Quando são recebidos grãos de produtores nas unidades armazenadoras, situação que acontece normalmente na safra, em que o classificador coleta a amostra e classifica os grãos. Essa tarefa está em boa parte automatizada e os resultados de pesagens e determinação de umidade são imputados diretamente ao sistema informatizado.

FOB

Quando se compram lotes de grãos limpos e secos, postos sobre rodas. É quando se embarcam grãos na fazenda dos produtores ou em armazéns de terceiros. Nesse caso, um classificador contratado pelo comprador vai até o local de embarque, acompanha o carregamento, coleta a amostra, classifica os grãos e emite um Laudo Interno de Classificação.

EXPEDIÇÃO

Quando os grãos armazenados são embarcados para fábricas, portos para exportação, transferência entre unidades armazenadoras ou venda a terceiros.

PARÂMETROS MÁXIMOS A SEREM CLASSIFICADOS PARA SOJA

a) Umidade .......................................................14,0%
b) Impurezas ......................................................1,0%
c) Avariados Totais .............................................8,0%

    1. Ardidos e Queimados ................................4,0%
        i. Queimados ............................................1,0%
    2. Mofados ....................................................6,0%
    3. Picados

d) Esverdeados ...................................................8,0%
e) Partidos/Quebrados/Amassados ....................30,0%


Esses percentuais são usados para soja (Padrão Comercial), mas, conforme o tipo de contrato de compra e venda dos grãos, os valores podem variar, e, nesse caso, o classificador e o vendedor devem ser informados previamente.

No processo de armazenagem, os grãos recebidos serão processados de modo que apresentem as características adequadas para armazenagem. Durante a armazenagem, serão utilizadas técnicas para conservar o máximo possível dessas características, até que se proceda à expedição para portos, fábricas ou terceiros.