Equipamentos

As empresas de classificação se responsabilizam pelos equipamentos de precisão (calador manual, peneira, balança emedidor de umidade). Os produtores devem dispor de quarteadores e oferecer estrutura física adequada conforme Normas Regulamentadoras do Ministério do Trabalho e Emprego aplicáveis.

SALA DE CLASSIFICAÇÃO

sala de classificação
Vista geral de uma sala de classificação padrão

CALADORES



CALADOR HIDRÁULICO-PNEUMÁTICO

Tipo de amostrador operado hidraulicamente, usado para amostragem de produtos a granel. É constituído por uma sonda composta de dois cilindros: interno e externo. Por dentro do cilindro interno escoam-se o ar e os grãos que, por um tubo flexível, succionados por uma bomba, são levados ao coletor e aí se depositam por uma diferença de pressão. Com um “joystick”, o classificador controla todos os movimentos do calador. Recomendam-se os caladores janelados ou tubulares de parede dupla. Não é recomendado o uso do sugador de parede simples.



CALADOR (SONDA) MANUAL

Calador (Sonda) Manual de gavetas, utilizado para calar caminhões geralmente em fazendas e lugares que não possuem calador pneumático. É um tipo de amostrador com várias aberturas, equidistantes entre si, que permite a retirada de pequenas amostras em caminhões graneleiros, vagões, silos e pode ser usado também em sacarias. Consiste de dois cilindros ocos de metal perfeitamente ajustados um dentro do outro, com uma extremidade sólida e pontiaguda. Ambos os cilindros são providos de aberturas ou janelas iguais, que podem ser justapostas por meio da rotação do cilindro interno.

Exemplos de caladores:



Obs.1: as especificações técnicas devem ser observadas com cada fabricante.


Obs.2: recomenda-se o uso de caladores manuais com o maior número possível de fases.

HOMOGENEIZADOR


O Homogeneizador é empregado para a obtenção de amostras homogêneas e representativas do lote de grãos. Essa mistura é feita pelo efeito da gravidade, em que os grãos passam por cones de divisão, recolhidos em bandejas ou baldes.

QUARTEADORES


Quarteador de mesa

Homogeneizador, divisor e redutores multicanais

PENEIRAS

Cada conjunto de peneiras é composto de:
• 1 peneira com crivos circulares de 3mm para separar impurezas;
• 1 peneira com crivos longitudinais para auxiliar na separação dos grãos partidos e quebrados (item não obrigatório);
• 1 peneira com fundo cego.



Peneiras quadradas

Furo 3mm

Peneira circular

DETERMINADORES DE UMIDADE

São equipamentos utilizados para medir o percentual de umidade dos grãos, totalmente digitais, o que minimiza a interferência do classificador, bastando somente colocar grãos no aparelho na quantidade indicada. Então o determinador mede a umidade dos grãos e informa o percentual de Umidade da amostra. A respeito desse item, deve ser seguida legislação específica determinada pelo órgão normatizador competente (INMETRO). Não será aceito o medidor tipo Universal (com princípio de resistência elétrica), recomendam-se os equipamentos aprovados pelo órgão regulador de leitura direta. Independentemente do modelo, a calibração tem de ser feita, no máximo, a cada 12 meses, ou quando necessária, realizada pelos fabricantes ou por órgãos competentes.

BALANÇAS E ALICATES

BALANÇA DIGITAL

É utilizada nas Unidades Armazenadoras e embarques FOB. Possui a precisão de uma casa decimal e deve estar em dia com a aferição do órgão oficial (INMETRO).


BALANÇA MECÂNICA

Esse modelo de balança é utilizado na falta da eletrônica, desde que esteja com a aferição feita por órgão ofi cial (INMETRO).

Obs.: é importante observar o prazo de aferição das balanças estabelecido pelo órgão metrológico.

EXEMPLOS DE ALICATES E ESTILETES


Estilete menor e maior


Alicate: este é utilizado para cortar grãos


Tesoura de poda Trapp modelo TS 3113
Tesoura de poda: também utilizada em substituição ao alicate